O Fórum Norte e Nordeste de Advocacy e Políticas Públicas para o Câncer é um evento anual realizados pela Associação Nossa Casa de Apoio a Pessoas com Câncer e têm como objetivo geral reunir pacientes, Organizações da Sociedade Civil, gestoras públicos e privados, profissionais da área da saúde, dentre outros, oferecendo um espaço de discursão, ampliação de conhecimento, troca de experiências e fortalecimento das ações das organizações participantes em Advocacy e políticas públicas.
Nesse ano o evento contou com o patrocínio da Roche, Novartis e CRIO – Centro Regional Integrado de Oncologia e Apoio Institucional da Femama e TJCC. Tivemos 150 inscritos, sendo 115 participantes, sendo na sua maioria pacientes e representantes de associações de pacientes.
No dia 20 de novembro, foram abordados os temas: Dados do observatório da Oncologia para as regiões Norte e Nordeste e apresentação do Projeto Eu me Amo; Da teoria à Prática: porque o SUS não funciona bem para os nossos pacientes; Síndromes de predisposição hereditária ao câncer: quando e por que investigar; Desmistificando os Cuidados Paliativos; Apresentação do Cartão de consulta. Casa do GARCE; A importância dos pacientes e organizações de pacientes nas tomadas de decisão em Saúde; Mobilização da Frente Estadual. Case da Radioterapia da Região dos Lagos do Rio de Janeiro; Case de Advocacy da Associação Recomeçar e O Papel da Defensoria Pública e da Comissão de Saúde da OAB na defesa dos direitos dos pacientes com câncer.
E no dia 21 de novembro, o Fórum trouxe temas sobre: Controle social: uma experiência no conselho nacional de saúde; Medicamentos biológicos no Brasil e desafios dos pacientes na linha de cuidado do SUS; Apresentação da pesquisa da Pfizer e roda de conversa sobre sexualidade; Pesquisa Clínica: Mitos e verdades e a Medicina que canta.
A programação foi elaborada para trazer novos conhecimentos e tirar dúvidas em relação a temas ligados à qualidade de vida e tratamento da doença.
Foram dois dias intensos para aprendizado e troca de experiências.